Clássico de hoje será viagem alucinante e com a rivalidade entre Benfica e FC Porto no seu pico máximo. Título em causa, campeonato sem derrotas em causa; pontos de honra na Liga.
O FC Porto será hoje campeão nacional se vencer em casa do Benfica. Só isso basta para tornar este clássico mais especial, ainda mais escaldante. O dragão admite que festejar na Luz teria um gosto especial; a águia nem quer pensar nessa hipótese. Benfica e FC Porto não querem resumir a importância da Liga ao confronto directo de hoje à noite, mas a verdade é que, de repente, é mesmo isso que acontece. Tudo pode ficar decidido na Luz, palco onde se jogará o título e a honra.
Já na época passada o Benfica foi jogar ao terreno do FC Porto na penúltima jornada e conquistaria o título se ganhasse, mas perdeu 1-3 e adiou para a última ronda a festa, após uma vitória por 2-1 frente ao Rio Ave. Nesta temporada os papéis invertem-se, quando ainda faltam jogar cinco jornadas.
Como curiosidade, registe-se o facto de o FC Porto, caso vença hoje, ou então na próxima jornada com o Olhanense, receberá as faixas de campeão no jogo com o Sporting, no Porto, naquele que será o primeiro desafio em casa depois de matematicamente assegurar o título, como ditam as regras.
ÁGUIA ARRISCA MAIS
Bem vistas as coisas, o Benfica tem muito mais a perder do que o rival do Porto. A equipa de André Villas Boas, se não conseguir ser campeã hoje à noite, muito provavelmente vai sê-lo na próxima jornada. Ou na outra. Tem muito tempo, qualidade já mostrou que não lhe falta e sobram-lhe pontos para conseguir atingir o que quer.
A equipa de Jorge Jesus, por outro lado, joga como anfitriã e de orgulho ferido. Ferido por estar a um pequeno passo de perder o título que venceu na época passada; ferido por que não se esquece da pesada derrota por 0-5 que trouxe do Dragão no jogo da primeira volta da Liga.
Mas há ainda mais em jogo. Desde 1972/73 que o Benfica se orgulha de ter sido a única equipa portuguesa a conseguir vencer um campeonato sem perder uma vez que fosse, proeza agora ameaçada pelo FC Porto, que continua sem derrotas nesta Liga.

Sem comentários:
Enviar um comentário